Crie glitters aqui!


VISITANTES

sexta-feira, 23 de março de 2012

Plano de aula Janete e Marisa.




A Cidade Ideal (Os Saltimbancos)
Cachorro: A cidade ideal do cachorro
Tem um poste por metro quadrado
Não tem carro, não corro, não morro
E também nunca fico apertado.

Galinha: A cidade ideal da galinha
Tem as ruas cheias de minhoca
A barriga fica tão quentinha
Que transforma o milho em pipoca

Crianças: Atenção porque nesta cidade. Corre-se a toda velocidade.
E atenção que o negócio está preto. Restaurante assando galeto.

Todos: Mas não, mas não. O sonho é meu e eu sonho que deve ter alamedas verdes. A cidade dos meus amores. E, quem dera, os moradores. E o prefeito e os varredores. Fossem somente crianças. Deve ter alamedas verdes. A cidade dos meus amores. E, quem dera, os moradores. E o prefeito e os varredores. E os pintores e os vendedores. Fossem somente crianças.

Gata: A cidade ideal de uma gata
É um prato de tripa fresquinha
Tem sardinha num bonde de lata
Tem alcatra no final da linha

Jumento: Jumento é velho, velho e sabido
E por isso já está prevenido
A cidade é uma estranha senhora
Que hoje sorri e amanhã te devora

Crianças: Atenção que o jumento é sabido. É melhor ficar bem prevenido. E olha, gata, que a tua pelica. Vai virar uma bela cuíca.

Todos: Mas não, mas não. O sonho é meu e eu sonho que deve ter alamedas verdes. A cidade dos meus amores. E, quem dera, os moradores. E o prefeito e os varredores, fossem somente crianças. Deve ter alamedas verdes. A cidade dos meus amores. E, quem dera, os moradores. E o prefeito e os varredores. E os pintores e os vendedores. As senhoras e os senhores. E os guardas e os inspetores, fossem somente crianças.


       hagáquê (programa sugerido para realizarem a história em quadrinho)
http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/

 PLANO DE AULA
Série/ ano: 4 o ano.
Conteúdos: Leitura/ Cidade/ Unidades, dezenas e centenas/ Utilização de softwares.
Disciplinas: Português, Informática, Matemática e Geografia.
Duração: 4 horas.
Objetivos:

  • Organizar situações de ensino aprendizagem utilizando diferentes multimeios;
  • Desenvolver a leitura e interpretação de texto a partir da letra da música; 
  • Realizar atividades pedagógicas no site www.umacidadeinterativa.com.br relacionando com o conteúdo de multiplicação, problemas matemáticos, localização geográfica e leitura.


METODOLOGIA:
1o Momento: Conversar de maneira informal sobre o que os alunos entendem por Cidade, o que compõe, algumas diferenças entre uma cidade e outra. Possibilitar que eles expressem suas opiniões e listar no quadro suas contribuições.

2o Momento: Solicitar para que pesquisem na internet, informações de 2 cidades diferentes, como era antigamente e como está na atualidade. Se for possível, encontrar imagens para comparação das transformações ocorridas e salvar no computador.

3o Momento: Possibilitar comentários referente as informações e imagens encontradas sobre as cidades. Após, apresentar a música “A cidade ideal” e solicitar para que prestem atenção na ideia que cada personagem tem sobre o que seria a cidade ideal. Nesse momento trabalhar interpretação textual, a qual poderá ser feita oralmente ou com questões escritas no quadro branco para copiarem e responderem no caderno.

4o Momento: Organizar a turma de forma que todos leiam a letra da música e explorar o ritmo.

 5o Momento: Solicitar para que acessem o site: http://www.umacidadeinterativa.com.br/ e realizem as atividades propostas, fazendo uma ligação com outros assuntos trabalhados durante a aula. Na Cidade Interativa pode-se passear pela zona urbana e zona rural. A dica é começar navegando pela zona urbana e visitar a escola e o mercado, onde há diversas atividades para serem resolvidas. Depois seguem até a zona rural, lá também há mais exercícios que precisa ser realizado. Nesse momento a professora terá que mediar e auxiliar nas atividades.

 6o Momento: Orientar para que façam uma história em quadrinhos no computador a respeito de como seria a cidade ideal para cada um deles. Mostrar algumas possibilidades no programa hagáquê. Podem utilizar as imagens salvas no computador do início da aula. Salvar as histórias e cada aluno postará em seu blog para que os outros colegas vejam as produções. 

MATERIAL UTILIZADO: Quadro branco, pincel para quadro branco, computadores com acesso à internet, CD Saltimbancos, aparelho de som, programa hagáquê instalado no computador, blog.

AVALIAÇÃO: Avaliar se houve entendimento do conceito de cidade a partir da oralidade e atividades realizadas no computador, a participação e o desenvolvimento dos alunos na realização das atividades pedagógicas no site e na construção da história em quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário