Crie glitters aqui!


VISITANTES

sábado, 17 de março de 2012

COMO SELECIONAR MULTIMEIOS?

A proposta da aula de hoje é de postarmos algo de nosso interesse. E como nosso componente curricular é denominado Educação e Multimeios, optei por reforçar o que já estudamos em sala de aula a respeito de como selecionar multimeios para trabalharmos com nossos alunos.
Abaixo segue um vídeo, o qual acredito ser de fácil compreensão e que pode exemplificar uma das maneiras de se trabalhar assuntos específicos utilizando outras ferramentas para aquisição do ensino aprendizagem.



Aspectos a considerar na seleção:
a) Objetivos educacionais: o que se pretende com o conteúdo; que conhecimentos, habilidades e atitudes se espera trabalhar com os alunos.
b) Características do assunto a ser ensinado: complexidade; vinculação com a realidade; nível de conhecimento prévio dos alunos; conceitos fundamentais; relações com outros conteúdos; ordem lógica e psicológica de apresentação do conhecimento; etc.
c) Características próprias de cada recurso.
d)  Etapas do processo-aprendizagem: o que se quer ensinar - informações a serem memorizadas, compreensão, avaliação, etc; qual o momento da aula - visão geral (introdução), análise ou síntese.
e) Características dos alunos.
f)   Tempo e facilidades físicas (equipamento, local, etc.) disponíveis.
g) Características do professor: além dos aspectos apontados no quadro anterior, considerar também o domínio que tem dos recursos e as limitações que possa ter no uso de algum deles.

Fonte: Material disponibilizado pela professora no portal
AZEVEDO BORGES, G. L.  MULTIMEIOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ASPECTOS REFERENTES À SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EM SALA DE AULA.  INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - CÂMPUS DE BOTUCATU, UNESP, 1999.




"Não há saber maior ou saber menor. Há saberes diferentes."

Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário